Doce de Jaca


Doce de Jaca



como fazer doce de jaca
12 Porções
Tempo: 45 min
Ingredientes:
  • Meia jaca pequena;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • 1 xícara e meia de água;
  • Cravinhos à gosto para decorar.

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Primeiro você deve abrir a fruta, separar seus gomos e tirar os caroços. Em seguida, lave tudo com água morna e deixe reservado;
  • Agora coloque a água, os cravos e o açúcar em uma panela e deixe ferver em fogo médio até obter uma calda;
  • Neste estágio, você deverá adicionar a jaca separada e deixar cozinhar tudo em fogo baixo por cerca de 30 minutos;
  • Assim que tudo estiver pronto, tire do fogo e reserve na geladeira em compotas fechadas. Quando esfriar, seu doce de jaca está pronto para servir.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de doce de jaca

O doce de jaca é uma sobremesa perfeita para quem quer surpreender com um sabor diferente. Afinal de contas, esta fruta tem um gostinho super especial, que combina muito bem com a receita que mostraremos neste artigo. Trata-se de um prato super rápido e fácil.

Assim sendo, veja a seguir como fazer um doce de jaca de forma super simples. Esta sobremesa cai muito bem em dias mais quentes, seja após o almoço ou mesmo durante a tarde. Conheça algumas combinações perfeitas para ela e esclareça as principais dúvidas sobre a receita.

Basicamente, esta receita consiste em pedacinhos de jaca servidos em forma de calda.

Confira: Doce de morango


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Você pode substituir a jaca pela polpa da fruta, que também contém seus gomos. A forma de fazer a receita não muda, apenas separe os pedaços de fruto de seu caldo e os lave para incluir no fogo depois;

  • Se quiser, acrescente duas colheres de suco de limão em seu caldo. Isto dará um gostinho um pouco mais cítrico para o doce. O resultado é excelente.

Combinações

Veja a seguir algumas variações e combinações que podem tornar o doce ainda melhor.

Doce de jaca mole

Neste caso, a dica é usar uma jaca mais madura para fazer a sua receita. A fruta soltará mais caldo, o que dará um sabor mais intenso para o seu doce.

Doce de jaca cristalizado

Esta é uma forma ainda mais fácil de fazer o seu doce de jaca. Você pode usar o fruto ou sua polpa, além de açúcar refinado e açúcar cristal. Primeiro, bata a fruta no liquidificador até virar uma massa, e depois leve-a ao fogo baixo com o açúcar.

Quando atingir uma consistência firme, desligue tudo e separe pequenas porções com uma colher. Por fim, modele em formato de doce a sua sobremesa e passe no açúcar cristalizado.

Doce de jaca com leite condensado

A inclusão deste ingrediente é perfeita para a receita acima. Neste caso, misture o leite condensado junto com a massa da jaca quando estiver cozinhando. Isto dará um sabor ainda mais especial para o seu doce.

Doce de jaca em calda

Por fim, esta é a receita padrão que mostramos acima. Uma grande vantagem dela é que você pode conservá-la por mais tempo na geladeira, em recipientes específicos para isto.

Dúvidas

Por fim, veja a seguir algumas respostas para dúvidas comuns relacionadas ao doce de jaca.

Doce de jaca é saudável?

A jaca é uma fruta rica em antioxidantes e fibras, fazendo muito para a pele, os ossos e o intestino. Por outro lado, esta receita é bastante calórica e açucarada, por isso você deve tomar cuidado ao consumi-la. Ela não é recomendável para diabéticos.

Doce de jaca pode ser congelado?

Se fizer o seu doce em compotas com calda, não há necessidade de congelá-lo, pois ele dura até dois meses na geladeira. Agora se o fizer cristalizado, leve-o ao refrigerador em um recipiente fechado com papel alumínio por cima. Ele fica comestível por até três meses.

Pode comer doce de jaca na dieta?

Não é muito recomendável consumir esta sobremesa se estiver de dieta devido a quantidade de açúcar que ela tem. Se quiser arriscar, coma porções pequenas de forma equilibrada.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes