Doce de Jaracatiá
- 1 Kg de polpa da fruta jaracatiá;
- 1 Kg de açúcar cristal;
- Cravo da índia à vontade;
- 1 vasilha com água.
- O primeiro passo é retirar a poupa da fruta. Para isso, descasque a fruta, corte ela em pedaços e rale a polpa. Você pode utilizar um ralador de legumes comum;
- Coloque a polpa na vasilha com água e deixe de molho por alguns minutos; Vá trocando a água e faça isso entre 3 e 4 vezes, deixando de molho por mais alguns minutos;
- Depois, coe a polpa, eliminando a água e coloque em uma panela; Acrescente o açúcar e o cravo da índia e leve ao fogo baixo;
- Mexa bem até ficar uma massa uniforme e translúcida; Por fim, retire do fogo e sirva em pratinhos de sobremesa.
Sobre a receita de doce de jaracatiá
O doce de jaracatiá é uma ótima opção para você servir como sobremesa aos seus convidados. Além de ser fácil de fazer, você garante todo o sabor dessa fruta tipicamente brasileira e todos seus valores nutritivos.
Para não ter confusão, lembre-se que o jaracatiá também é conhecido como Mamão da Terra ou ainda Chamburu. A nomenclatura vai depender da sua região, já que essa fruta está presente em vários estados brasileiros.
Dito isto, continue por aqui e veja uma incrível receita de doce de jaracatiá.
Essa sobremesa é feita no fogão e, em menos de uma hora, você vai ter um delicioso doce de jaracatiá para servir. Veja a seguir mais informações e como fazer essa iguaria brasileira.
O jaracatiá é uma fruta que tem origem na Mata Atlântica. Assim, ela é encontrada desde estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A fruta é muito nutritiva, rica em vitaminas A, C e E. Além disso, ela é rica em fibras, ajuda no sistema imunológico e na digestão dos alimentos.
Mas por conter açúcar, o doce de jaracatiá tem um considerável valor calórico. Quem tem restrições com o açúcar precisa consumir essa sobremesa com moderação e em pouca quantidade.
Confira: Doce de coco
- Para cada 1Kg de polpa, 1Kg de açúcar. Ou seja, se quiser utilizar 2 Kg de polpa, dobre também a quantidade de açúcar;
- Mexa bem durante todo o processo, para não grudar na panela e para a calda ficar homogênea;
- O cravo da índia é um complemento, não sendo obrigatório. Se preferir, pode retirar esse ingrediente da receita;
- Depois de pronto, você pode polvilhar o doce com canela em pó, pedacinhos da fruta ou outros ingredientes. Use a criatividade para surpreender seus convidados.
Combinações
Veja a principal combinação do doce de jaracatiá.
Doce de jaracatiá em calda
O doce de jaracatiá em calda consiste em uma sobremesa que se destaca pela sua saborosa calda. A calda pode ser simples, de açúcar ou ainda de caramelo. Para fazer a calda de açúcar, siga esses passos:
- Em uma panela, coloque 2 xícaras de açúcar e leve ao fogo médio;
- Mexa bem até o açúcar derreter completamente;
- Baixe o fogo e vá acrescentando água aos poucos, sempre mexendo;
- Mexa bem até o açúcar ficar endurecido e pegajoso;
- Retire a calda e coloque-a por cima do doce de jaracatiá.
Dúvidas frequentes
Veja agora as principais dúvidas sobre essa sobremesa.
Doce de jaracatiá é saudável?
A fruta é muito saudável, trazendo inúmeros benefícios para a saúde. Já o doce não deixa de ser saudável, mas é preciso ter moderação quanto ao açúcar. Diabéticos, por exemplo, devem evitar o seu consumo. Quem está de dieta também deve consumir de forma moderada o doce de jaracatiá.
Doce de jaracatiá pode ser congelado?
Sim, é possível congelar esse doce, desde que você o coloque em recipientes próprios para isso. Além do mais, consuma em até 3 meses. Outra informação importante é que esse doce pode ser consumido geladinho, combinando com outras sobremesas.
Quanto tempo dura o doce de jaracatiá na geladeira?
Na geladeira, o ideal é manter o doce por até 3 semanas. Se não for consumir dentro desse prazo, congele ele. Assim você preserva o autêntico gosto da fruta.
Pode comer doce de jaracatiá na dieta?
Pessoas que seguem dietas com restrições de açúcar devem evitar o consumo do doce de jaracatiá. Isso porque o açúcar é bastante calórico, aumentando de forma considerável a quantidade de calorias da sobremesa.