Doce de Jaracatiá


Doce de Jaracatiá



como fazer doce de jaracatiá
10 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 1 Kg de polpa da fruta jaracatiá;
  • 1 Kg de açúcar cristal;
  • Cravo da índia à vontade;
  • 1 vasilha com água.

Publicidade

Modo de Preparo:
  • O primeiro passo é retirar a poupa da fruta. Para isso, descasque a fruta, corte ela em pedaços e rale a polpa. Você pode utilizar um ralador de legumes comum;
  • Coloque a polpa na vasilha com água e deixe de molho por alguns minutos; Vá trocando a água e faça isso entre 3 e 4 vezes, deixando de molho por mais alguns minutos;
  • Depois, coe a polpa, eliminando a água e coloque em uma panela; Acrescente o açúcar e o cravo da índia e leve ao fogo baixo;
  • Mexa bem até ficar uma massa uniforme e translúcida; Por fim, retire do fogo e sirva em pratinhos de sobremesa.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de doce de jaracatiá

O doce de jaracatiá é uma ótima opção para você servir como sobremesa aos seus convidados. Além de ser fácil de fazer, você garante todo o sabor dessa fruta tipicamente brasileira e todos seus valores nutritivos.

Para não ter confusão, lembre-se que o jaracatiá também é conhecido como Mamão da Terra ou ainda Chamburu. A nomenclatura vai depender da sua região, já que essa fruta está presente em vários estados brasileiros.

Dito isto, continue por aqui e veja uma incrível receita de doce de jaracatiá.

Essa sobremesa é feita no fogão e, em menos de uma hora, você vai ter um delicioso doce de jaracatiá para servir. Veja a seguir mais informações e como fazer essa iguaria brasileira.

O jaracatiá é uma fruta que tem origem na Mata Atlântica. Assim, ela é encontrada desde estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A fruta é muito nutritiva, rica em vitaminas A, C e E. Além disso, ela é rica em fibras, ajuda no sistema imunológico e na digestão dos alimentos.

Mas por conter açúcar, o doce de jaracatiá tem um considerável valor calórico. Quem tem restrições com o açúcar precisa consumir essa sobremesa com moderação e em pouca quantidade.

Confira: Doce de coco


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Para cada 1Kg de polpa, 1Kg de açúcar. Ou seja, se quiser utilizar 2 Kg de polpa, dobre também a quantidade de açúcar;
  • Mexa bem durante todo o processo, para não grudar na panela e para a calda ficar homogênea;
  • O cravo da índia é um complemento, não sendo obrigatório. Se preferir, pode retirar esse ingrediente da receita;
  • Depois de pronto, você pode polvilhar o doce com canela em pó, pedacinhos da fruta ou outros ingredientes. Use a criatividade para surpreender seus convidados.

Combinações

Veja a principal combinação do doce de jaracatiá.

Doce de jaracatiá em calda

O doce de jaracatiá em calda consiste em uma sobremesa que se destaca pela sua saborosa calda. A calda pode ser simples, de açúcar ou ainda de caramelo. Para fazer a calda de açúcar, siga esses passos:

  • Em uma panela, coloque 2 xícaras de açúcar e leve ao fogo médio;
  • Mexa bem até o açúcar derreter completamente;
  • Baixe o fogo e vá acrescentando água aos poucos, sempre mexendo;
  • Mexa bem até o açúcar ficar endurecido e pegajoso;
  • Retire a calda e coloque-a por cima do doce de jaracatiá.

Dúvidas frequentes

Veja agora as principais dúvidas sobre essa sobremesa.

Doce de jaracatiá é saudável?

A fruta é muito saudável, trazendo inúmeros benefícios para a saúde. Já o doce não deixa de ser saudável, mas é preciso ter moderação quanto ao açúcar. Diabéticos, por exemplo, devem evitar o seu consumo. Quem está de dieta também deve consumir de forma moderada o doce de jaracatiá.

Doce de jaracatiá pode ser congelado?

Sim, é possível congelar esse doce, desde que você o coloque em recipientes próprios para isso. Além do mais, consuma em até 3 meses. Outra informação importante é que esse doce pode ser consumido geladinho, combinando com outras sobremesas.

Quanto tempo dura o doce de jaracatiá na geladeira?

Na geladeira, o ideal é manter o doce por até 3 semanas. Se não for consumir dentro desse prazo, congele ele. Assim você preserva o autêntico gosto da fruta.

Pode comer doce de jaracatiá na dieta?

Pessoas que seguem dietas com restrições de açúcar devem evitar o consumo do doce de jaracatiá. Isso porque o açúcar é bastante calórico, aumentando de forma considerável a quantidade de calorias da sobremesa.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes