Doce de Jiló
- 1 kg de jiló verde
- 1 kg de açúcar
- Comece descascando o jiló e cortando as pontas. Em seguida coloque em uma panela grande, cubra com água e leve para ferver por 10 minutos.
- Despeje em outro recipiente e deixe esfriar completamente. Escorra o jiló, cubra com água fria e deixe de molho por 12 horas pelo menos.
- Troque a água mais duas ou 3 vezes. Esse processo é necessário para tirar o amargo do jiló.
- Quando já não estiver mais amargando continue com a receita. Coloque 1,5 litro de água em uma panela e dissolva o açúcar.
- Leve ao fogo, sempre mexendo, até formar uma calda rala. Adicione o jiló bem escorrido e deixe cozinhar 15 minutos.Apague o fogo e despeje em uma compoteira. Sirva frio.
Sobre a receita de doce de jiló
Doce de jiló: já experimentou? Se você torce o nariz só de pensar nessa possibilidade eu lhe digo: abra seu coração e experimente. Você vai se surpreender. Mas siga todos os passos para que sua receita seja um sucesso.
Confira: Doce de mamão
Para que o doce de jiló não amargue é importante seguir o passo a passo descrito na receita que você escolher.
Combinações
Doce de jiló cristalizado
Descasque 1 kg de jiló e corte em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Lave bem com água corrente. Leve uma panela com água suficiente para cobrir o jiló ao fogo com um punhado de cinzas de churrasqueira amarradas em uma trouxinha de tecido. Assim que levantar fervura adicione o jiló e deixe cozinhar por 5 minutos. Escorra e coloque imediatamente em água fria. Deixe de molho em água fria, trocando pelo menos 3 vezes por dia, durante 3 dias. Na última troca de água adicione 3 colheres de sopa de cal virgem na água. Finalmente, passado o tempo de molho, escorra o jiló e coloque em uma panela com 1 kg de açúcar cristal. Deixe o açúcar derreter sem mexer para não desmanchar o jiló. Quando a calda já estiver formada, apague o fogo e deixe o doce descansar por 30 minutos. Depois disso coloque o jiló para escorrer sobre uma peneira. Finalmente passe em açúcar cristal e guarde em potes bem fechados.
Doce de jiló com casca
Corte 1 kg de jiló em 4 partes. Deixe de molho em água fria na geladeira, trocando a água 3 vezes por dia, durante 15 dias. Prepare uma calda com 300 g de açúcar e ¼ de xícara de água. Junte o jiló escorrido e cozinhe por 10 minutos.
Doce de jiló com folha de figo
Tire os cabinhos e descasque 1 kg de jiló. Em seguida corte ao meio e lave em bastante água corrente, por 3 ou 4 vezes. Por fim coloque o jiló em uma bacia, cubra com água fria e adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 1 hora. Depois desse tempo, leve ao fogo uma panela com 1,5 litro de água, algumas folhas de figo e cravos da índia a gosto. Quando ferver, escorra o jiló e junte à panela com as folhas de figo. Deixe cozinhar por 5 minutos. Escorra e adicione 1 kg de açúcar cristal e 300 ml de água e mais cravos da índia. Deixe cozinhar por 20 minutos, apague o fogo e deixe repousar por 12 horas.
Dúvidas
Doce de jiló é saudável?
O jiló é uma boa fonte de carboidratos e proteínas e por isso fornece bastante energia ao organismo. Tem quantidade considerável de vitaminas A, e C, favorecendo a saúde dos olhos, unhas e cabelos.
Doce de jiló pode ser congelado?
Não recomendamos congelar o doce de jiló.
Quanto tempo pode armazenar doce de jiló?
O doce de jiló pode ser conservado por até 7 dias na geladeira ou até 3 meses em vidros esterilizados, hermeticamente fechados.
Pode comer doce de jiló na dieta?
O doce de jiló possui quantidade acentuada de açúcar, então não é uma boa ideia seu consumo por quem está seguindo dieta de perda de peso.