Doce de Maçã


Doce de Maçã



como fazer doce de maçã
4 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 3 maçãs médias
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 4 colheres de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de manteiga

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Descasque as maçãs. Corte em 4 partes e tire as sementes. Coloque em uma tigela, cubra com água e misture com o suco de limão. Reserve.
  • Faça um caramelo com o açúcar e a água. Em seguida adicione a manteiga e mexa bem.
  • Abaixe o fogo, escorra as maçãs e coloque na panela. Cozinhe até que fiquem macias, virando com cuidado para que fiquem cobertas com o caramelo. Esse doce pode ser servido quente ou frio.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de doce de maçã

Você sabe porque a maçã faz aquele barulhinho característico quando a mordemos? É porque 25% de seu volume é de ar. A produção anual de maçãs da China corresponde ao consumo de 39 anos de maçãs no Brasil. Curiosidades interessantes, não? Mas mais interessante ainda (e saborosa) é a receita de doce de maçã que trazemos hoje.

Confira: Doce de jaca


Publicidade

Dicas Adicionais:

As melhores maçãs para preparar doce de maçã são as vermelhas, mas se você prefere a acidez das maçãs verdes, pode usá-las também.

Combinações

Doce de maçã com casca

Lave bem 4 maçãs, tire o miolo central e passe pelo ralador, mergulhando imediatamente em água fria com 1 colher de sopa de vinagre. Faça uma calda com 1 xícara de chá de açúcar e ¼ de xícara de água. Coloque as maçãs escorridas e cozinhe até formar uma geléia.

Doce de maçã com leite condensado

Cozinhe 10 maçãs pequenas, descascadas e sem sementes em água até que fiquem macias. Escorra e coloque no liquidificador, juntamente com meia lata de leite condensado e raspas de 1 limão. Bata bem e volte ao fogo por alguns minutos, até virar um purê. Sirva gelado.

Doce de maçã com gelatina diet

Descasque 6 maçãs, corte e tire as sementes. Dissolva 1 pacote de gelatina diet de morango, 1 copo de água fervente e coloque tudo em uma panela de pressão.

Cozinhe por 5 minutos, contados depois que a panela começar a chiar. Apague o fogo e deixe a panela fechada. Quando esfriar completamente estará pronto para servir.

Doce de maçã com canela

Coloque 2 maçãs sem casca e sem sementes em um refratário. Misture com 50 g de açúcar mascavo e 1 colher de sopa de canela em pó. Em outra tigela bata 3 ovos com o restante do açúcar e o leite. Despeje sobre as maçãs e leve ao forno pré aquecido a 180 graus até dourar.

Doce de maçã com creme

Dissolva 5 colheres de sopa de amido de milho em 4 xícaras de chá de leite. Adicione 1 lata de leite condensado, 2 gemas peneiradas e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Despeje em uma forma. Por cima coloque 4 maçãs picadas e 2 caixas de gelatina de morango preparadas conforme as instruções da embalagem. Leve à geladeira até endurecer.

Dúvidas

Doce de maçã pode ficar fora da geladeira?

Não recomendamos deixar o doce de maçã fora da geladeira, sobretudo em regiões de clima quente.

Doce de maçã pode causar alergia?

Em algumas pessoas extremamente sensíveis a maçã pode causar alguns sintomas desagradáveis. Se acontecer, suspenda o uso e procure imediatamente orientação médica.

Doce de maçã é saudável?

Há um provérbio inglês que diz “an apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico longe). Isso pode até ser verdade, porque a maçã tem inúmeras vitaminas, além de potássio, ferro e cálcio, elementos essenciais ao desenvolvimento e bom funcionamento do organismo em geral.

Doce de maçã pode ser congelado?

Não recomendamos congelar o doce de maçã.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes