Doce de Maracujá


Doce de Maracujá



como fazer doce de maracujá
6 Porções
Tempo: 1 h 30 min
Ingredientes:
  • 5 maracujás
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Meio pacote de gelatina em pó sem sabor
  • Meia xícara de chá de água
  • 1 xícara de chá de açúcar

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Retire a polpa de 1 maracujá e leve ao fogo com a água e o açúcar. Cozinhe até formar uma calda grossa. Reserve.
  • Bata a polpa dos outros maracujás no liquidificador. Se necessário adicione um pouco de água.
  • Passe a polpa por uma peneira e volte ao liquidificador. Deve dar o equivalente a 300 ml.
  • Em seguida adicione o creme de leite, o leite condensado e a gelatina dissolvida em um pouquinho de água quente.
  • Despeje em uma forma untada levemente com óleo e leve à geladeira até firmar. Desenforme e regue com a calda de maracujá na hora de servir.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de doce de maracujá

Dizem que a flor do maracujá é uma das mais belas que existem. Considerado o “fruto da paixão”, a maioria das variedades é bastante ácida, mas também existe o maracujá doce, muito saboroso para ser consumido in natura, sem nenhum preparo. E as variedades mais ácidas dão sucos e sobremesas maravilhosas, como o doce de maracujá de hoje.

Confira: Doce de chuchu


Publicidade

Dicas Adicionais:

Você pode fazer essa receita com suco de maracujá concentrado. Não fica exatamente igual, mas também fica bastante saboroso.

Combinações

Doce de maracujá simples

Retire a polpa de 2 maracujás grandes e bata no liquidificador com ½ xícara de chá de água. Reserve. Raspe o interior das cascas com uma colher, pique e cozinhe em água até ficar bem macia. Bata no liquidificador e volte à panela com o suco de maracujá reservado. Cozinhe até atingir o ponto de geléia.

Doce de maracujá com chocolate

Derreta 400 g de chocolate branco no microondas. Em seguida junte ½ caixa de creme de leite e 100 ml de suco de maracujá concentrado. Despeje em um refratário e leve à geladeira por 1 hora, pelo menos.

Doce de maracujá em calda

Corte 3 maracujás grandes ao meio e retire a polpa. Corte as cascas em fatias e cozinhe por meia hora, em água, até ficarem macias. Escorra a água e adicione a polpa reservada, 1 xícara de chá de açúcar, 1 xícara de suco de maracujá concentrado e 2 xícara de chá de água. Deixe cozinhar até que a calda engrosse. Despeje em uma compoteira e sirva frio.

Doce de maracujá com creme de leite

Em uma tigela misture 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 1 pacotinho de suco de maracujá em pó. Leve ao freezer por 15 minutos e está pronto para servir.

Doce de maracujá com leite

Leve uma panela ao fogo com ¾ de xícara de chá de polpa de maracujá fresco, 200 g de coco fresco ralado, 1 copo americano de leite e 2 copos americanos de açúcar. Cozinhe em fogo brando, mexendo até ficar no ponto de brigadeiro mole. Coloque em copinhos e leve para gelar.

Doce de maracujá verde

O doce de maracujá verde, ao contrário do que se possa pensar, não é feito com maracujá que ainda não está maduro. É feito com o maracujá-da-caatinga, uma espécie que conserva a casca verde mesmo quando já está maduro. Anote a receita: corte ao meio 6 maracujás-da-caatinga e coloque em uma panela. Em seguida cubra com água fria e leve ao fogo até a polpa ficar macia. Passe por uma peneira e reserve algumas sementes para decorar. Meça a polpa peneirada e junte a mesma quantidade de açúcar. Volte ao fogo até obter um creme espesso. Apague o fogo, junte as sementes reservadas e sirva frio.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes