Doce de Tapioca


Doce de Tapioca



como fazer doce de tapioca
6 Porções
Tempo: 1 h 30 min
Ingredientes:
  • 1 xícara de chá de tapioca
  • 50 g de coco ralado
  • 400 ml de leite
  • 200 ml de leite de coco
  • 120 ml de leite condensado
  • 3 colheres de sopa de açúcar

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Comece misturando a tapioca com o coco e reserve. Ferva o leite, o leite condensado, o leite de coco e o açúcar.
  • Em seguida despeje sobre a tapioca e misture bem. Deixe descansar por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando.
  • Distribua esse creme em 6 potinhos e leve à geladeira.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de doce de tapioca

A tapioca é um dos derivados da mandioca. Muito apreciada no norte e nordeste, ganhou as outras regiões do País. Usada em diversas preparações, desde mingau até pães e bolos, uma das suas grandes vantagens é que não contém glúten. Confira nossa sugestão de hoje: doce de tapioca.

Confira: Doce de tapioca


Publicidade

Dicas Adicionais:

A tapioca usada neste doce é a tapioca granulada simples, encontrada em qualquer supermercado.

Este doce é feito fora do fogo: apenas ferva os leites, apague o fogo e despeje sobre a tapioca. Ela vai absorvendo o líquido e se derretendo aos poucos.

Combinações

Doce de tapioca com leite condensado

Misture 1 pacote de tapioca, 1 xícara de chá de açúcar e 1 litro de água fervente. Espalhe em uma assadeira e espere esfriar 10 minutos. Em seguida despeje 1 lata de leite condensado, espalhe e corte em quadradinhos.

Doce de tapioca fit

Numa tigela e vidro misture 2 colheres de sopa de tapioca, 1 ½ colher de sopa de óleo de coco, 2 colheres de sopa de chocolate 70% cacau, 4 colheres de sopa de leite de coco e 1 colher de sopa de stevia. Leve a tigela ao microondas por 2 minutos, mexendo a cada 30 segundos. Deixe esfriar, modele bolinhas e passe em chocolate 70% cacau.

Doce de tapioca gelado

Ferva 500 ml de leite 100 ml de leite condensado. Apague o fogo e junte 100 g de tapioca. Quando esfriar junte 1 lata de leite condensado e 250 ml de leite fresco. Bata com a batedeira até ficar bem aerado. Coloque no freezer por 1 hora. Bata novamente na batedeira, transfira para uma travessa e deixe gelar por mais 1 hora.

Doce de tapioca com coco

Aqueça bem uma frigideira antiaderente. Em seguida coloque 5 colheres de sopa de tapioca, espalhe pelo fundo da frigideira, abaixe o fogo e cozinhe até que seja possível virar a massa. Vire e deixe cozinhar mais 2 ou 3 minutos. Espalhe uma camada de leite condensado e polvilhe com coco fresco ralado. Dobre ao meio e sirva quentinha.

Doce de tapioca simples

Leve 1 xícara de chá de leite ao fogo com 2 colheres de sopa de açúcar. Quando levantar fervura, adicione 2 colheres de sopa de tapioca e cozinhe sem parar de mexer até a tapioca ficar transparente. Despeje em 2 potinhos e leve à geladeira.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes