Geleia de Goiaba


Geleia de Goiaba



receita de geleia de goiaba
20 Porções
Tempo: 1 h
Ingredientes:
  • 8 goiabas grandes bem maduras
  • 4 xícaras de chá de água
  • 1 limão
  • 3 xícaras de chá de açúcar
  • 1 pitada de açafrão

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em primeiro lugar lave as goiabas e corte em pedaços pequenos.
  • Coloque em uma panela, cubra com água e leve para ferver por uns 20 minutos ou até começarem a se desmanchar.
  • Em seguida amasse as goiabas com um garfo e passe por uma peneira para tirar as sementes e a casca.
  • Agora volte esse suco, que deve render umas 4 xícaras de chá, para a panela. Adicione o suco de limão, o açúcar e o açafrão e misture bem.
  • Leve a panela novamente ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por 30 a 40 minutos, até começar a ferver.
  • Quando estiver fervendo é importante mexer sem parar para evitar que a geleia endureça.
  • Não cozinhe demais, porque ela tende a endurecer um pouco mais quando esfria. Retire do fogo e deixe esfriar completamente antes de armazenar em potes de vidro com tampa.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Você só precisa de alguns ingredientes e um pouco de paciência para fazer uma deliciosa geleia de goiaba. Tudo que você precisa são 5 ingredientes simples para fazer esta deliciosa receita de geleia de goiabada.

Goiabas maduras e suculentas, transformadas em um delicioso creme para comer com torradas, biscoitos, panquecas. ou sobre uma generosa fatia de queijo. Na verdade, a geleia de goiaba vai bem com tudo e é uma receita que você deve salvar nas suas favoritas.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Quanto mais maduras estiverem as goiabas, melhor porque ficam mais doces e nesse caso você pode até mesmo reduzir a quantidade de açúcar obtendo um doce ainda mais saudável.

O açafrão é opcional mas ele dá uma cor e um sabor realmente especial a esta geleia de goiaba;

Combinações

Geleia de goiaba fit

Para preparar uma deliciosa geleia de goiaba fit substitua o açúcar pelo seu adoçante culinário favorito e adicione 1 colher de sopa de chia minutos antes de tirar a geleia do fogo. Isso vai acrescentar fibras à sua receita, tão importantes para uma dieta fit.

Geleia de goiaba diet

A recomendação para preparar geleia de goiaba diet é a mesma para a geleia de goiaba fit. A chia, nesse caso, é opcional.

Geleia de goiaba com pimenta

Para dar aquele toque especial e levemente picante à sua geleia de goiaba, adicione uma ou duas pimentas dedo de moça sem sementes picadinhas. Se você colocar no começo do cozimento o sabor fica mais pronunciado e se colocar no final fica mais suave.

Dúvidas

Como engrossar geleia de goiaba?

Para que a sua geleia de goiaba fique no ponto certo você pode usar ácido cítrico. Mas o jeito mais fácil e econômico é usar a pectina presente em frutas ácidas como o limão, por exemplo.

Como saber o ponto da geleia de goiaba?

O ponto certo é quando você levanta a colher com uma porção de geleia de goiaba e ela escorre num fio grosso. Se você deixar muito mais tempo ela pode ficar grossa demais depois que esfriar.

Como conservar geleia de goiaba?

As geleias e compotas, de um modo geral, devem ser guardadas em potes de vidro fechados a vácuo. Dessa forma ficam boas para consumo por até 2 meses.

Pode congelar geleia de goiaba?

A geleia de goiaba pode ser congelada sem problemas por até 6 meses. Uma boa ideia é despejar em forminhas de gelo. Quando estiverem sólidas, transfira para outra vasilha ou saquinho plástico e mantenha no congelador. Assim você sempre terá porções individuais que descongelam rápido para o seu café da manhã, por exemplo.

Geleia de goiaba não amarga?

A geleia de goiaba não amarga porque nem a polpa, nem a casca ou mesmo as sementes da goiaba têm sabor amargo.

Geleia de goiaba é bom para pressão alta?

Os nutrientes presentes na goiaba ajudam o organismo a equilibrar as quantidades de sódio e potássio, dessa forma contribuindo para diminuir a pressão arterial.

Geleia de goiaba é bom para gripe?

A goiaba é uma fruta em vitamina C, que pode ajudar nos estados gripais. Contudo não é um remédio e nossa recomendação é sempre procurar um médico.

Geleia de goiaba é saudável?

Como todo alimento caseiro, 100% livre de ingredientes industrializados, a geleia de goiaba é um alimento bastante saudável. Mas não exagere no consumo por causa do açúcar.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes