Geleia de Jabuticaba



receita de geleia de jabuticaba
20 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 500 g de jabuticaba
  • 1/2 litro de água
  • 1 ½ xícara de chá de açúcar demerara

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Para começar, lave muito bem as jabuticabas. Em seguida descasque-as e coloque a polpa e as cascas numa panela grande.
  • Cozinhe suavemente em fogo baixo (não é necessário adicionar água), mexendo regularmente para que não grude na panela.
  • Quando a jabuticaba estiver bem mole e a carne tiver se desprendido das sementes, tire a panela do fogo e passe a mistura por uma peneira para separar as cascas e as sementes.
  • Volte o líquido coado à panela, desta vez com o açúcar. Ferva a mistura de frutas e açúcar até que o açúcar se dissolva.
  • Continue cozinhando até a geleia engrossar. Isso geralmente leva cerca de 20 minutos.
  • Retire do fogo, espere amornar e despeje a mistura em frascos limpos e secos, fechando bem quando a geleia de jabuticaba estiver totalmente fria.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

A geleia de jabuticaba é obtida através do cozimento da fruta com conservantes para aumentar sua durabilidade. Esses conservantes podem ser naturais ou artificiais.

Para fazer geleia de jabuticaba basta acrescentar alguns ingredientes à fruta e levar ao fogo pelo tempo correto. Confira tudo a seguir.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Aperte bem as cascas cozidas da jabuticaba de encontro à peneira com o auxílio de uma colher para intensificar a cor da geleia.

Combinações

Geleia de jabuticaba no liquidificador

Se você preferir pode bater as jabuticabas no liquidificador antes de começar a preparar a geleia. Coe o líquido antes de colocar na panela.

Geleia de jabuticaba diet

Para uma versão diet dessa receita de geleia de jabuticaba substitua o açúcar demerara por xilitol.

Geleia de jabuticaba com casca

A casca da jabuticaba é bem dura, então mesmo cozida a textura não é muito agradável. Por isso, recomendamos peneirar a mistura.

Dúvidas

O que fazer para a geleia de jabuticaba não ficar amarga?

Se você usar o liquidificador para fazer a sua geleia de jabuticaba, certifique-se de usar na função pulsar para não triturar as sementes. Caso contrário sua geleia pode ficar ligeiramente amarga.

Como tirar o amargo da geleia de jabuticaba?

Se a sua geleia de jabuticaba estiver amarga, não há o que fazer. Mas isso só vai acontecer se você não seguiu a dica acima.

O que fazer quando a geleia de jabuticaba passar do ponto?

Se por acaso a sua geleia de jabuticaba cozinhar um pouco a mais não se preocupe, é só acrescentar um pouquinho mais de água e deixar ferver novamente.

Pode congelar geleia de jabuticaba?

A geleia de jabuticaba pode ser congelada por um prazo de até 6 meses. Na hora de consumir, retire com antecedência e deixe descongelar em temperatura ambiente.

Geleia de jabuticaba é bom para quê?

A jabuticaba é uma fruta rica em vitaminas, principalmente a vitamina C e outros compostos que auxiliam no combate aos radicais livres, devido à sua ação antioxidante. Também ajuda a evitar rugas e flacidez da pele.

Geleia de jabuticaba é saudável?

Incluir geleia de jabuticaba na sua dieta é uma maneira de trazer os benefícios da fruta para o seu dia a dia.

Geleia de jabuticaba é bom para gripe?

Como toda fruta rica em vitamina C a jabuticaba pode ajudar nos processos gripais, porém nunca pode ser considerada como um remédio. Lembre-se sempre de consultar seu médico.

Confira: Geleia de Morango




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes