Geleia de Mocotó
- 1 mocotó de boi grande
- 1kg de açúcar
- Água o suficiente para cozinhar
- 1 colher de chá de cravo da índia moído
- suco de 2 limões grandes
- Em primeiro lugar lave bem o mocotó de boi. Coloque em uma bacia com água suficiente para cobrir e em seguida junte o suco de limão.
- Deixe descansar por 5 minutos, escorra e enxague com água fria. Agora você está pronto para continuar. Em seguida corte o mocotó o mais fino que você puder.
- Coloque na panela de pressão. Depeje água até cobrir e então leve ao fogo alto. Quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte 1 hora.
- O mocotó deve ficar bem cozido, até que a carne se solte dos ossos. Se for necessário cozinhe mais um pouco, completando com mais água se for necessário.
- Quando estiver bem cozido, passe o mocotó por uma peneira para coar todos os ossinhos que se soltaram.
- Coloque esse caldo no liquidificador e bata bem. Em seguida despeje de volta na panela. Adicione o açúcar e o cravo da índia moído e então leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
- Despeje a mistura em uma forma refratária levemente molhada. Deixe esfriar completamente e então leve à geladeira por pelo menos 1 hora para terminar de firmar.
A geleia de mocotó é feita a partir do colágeno presente na cartilagem e osso da pata de bois e vacas. Segundo alguns historiadores, receita semelhante já era conhecida nos países asiáticos, sendo amplamente consumida pelos guerreiros samurais devido ao seu alto valor energético.
A geleia de mocotó foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, sendo considerado um prato típico da cidade de Ibirapuã, no extremo sul da Bahia. Confira agora a receita e todos os segredos para preparar essa saborosa iguaria.
A geleia de mocotó, por si só, é bastante apreciada por muitas pessoas, mas você pode incrementar ainda mais essa receita com as nossas sugestões.
Combinações
Geleia de mocotó com banana
Na hora de bater o caldo do mocotó no liquidificador acrescente 2 bananas nanicas. O restante do preparo segue igual.
Geleia de mocotó com leite condensado
Se uma coisa é boa, com leite condensado fica ainda melhor, não é mesmo? Para a nossa receita, adicione 1 lata de leite condensado nos minutos finais do cozimento da geleia de mocotó.
Geleia de mocotó com canela
Para dar ainda mais sabor à sua geleia de mocotó adicione 1 colher de chá de canela em pó à receita. Fica uma delícia.
Dúvidas
Pode dar geleia de mocotó para cachorro?
Você pode preparar uma geleia especial para o seu cachorro, porém somente com o mocotó. Não acrescente nenhum outro ingrediente. Os animais não podem comer a mesma coisa que os humanos. Na dúvida consulte sempre um veterinário.
Geleia de mocotó é saudável?
O colágeno presente na geleia de mocotó ajuda na manutenção da elasticidade da pele, prevenindo rugas e o envelhecimento precoce. O colágeno também é parte fundamental da composição de unhas e cabelos.
Geleia de mocotó é boa para anemia?
O tipo mais comum de anemia é aquela causada por deficiência de ferro. Apesar de ser um alimento de alto valor nutricional, o mocotó é pobre em ferro, então o consumo de geleia de mocotó não causa impacto na prevenção ou tratamento desse tipo de anemia.
Geleia de mocotó é boa para diarreia?
A gelatina proveniente da geleia de mocotó é capaz de absorver água e fluidos em geral. Porém o açúcar é contra indicado nos casos de diarreia. Sendo assim, é melhor evitar consumir geleia de mocotó e qualquer outro alimento doce nessa situação.
Geleia de mocotó pode dar para bebê?
Depende da idade. Desde que seja a geleia de mocotó caseira, 100 % sem conservantes, não há contra indicação ao seu consumo por crianças. Porém fique atento à quantidade, porque como todo alimento, principalmente os açucarados, o excesso é prejudicial. Converse sempre com o pediatra.
Grávida pode comer geleia de mocotó?
Não há contra indicações na ingestão de geleia de mocotó por gestantes. No entanto, na dúvida sempre consulte o seu médico.
Geleia de mocotó tem colágeno?
A geleia de mocotó é um alimento riquíssimo em colágeno, além de outros minerais necessários ao bom funcionamento do organismo.
Geleia de mocotó engorda?
O colágeno e outros nutrientes da geleia de mocotó por si só não causam aumento de peso, porém se consumida em excesso o açúcar presente na receita pode levar ao ganho de alguns quilos extras.
Geleia de mocotó prende o intestino?
A gelatina elaborada a partir do colágeno tem a capacidade de absorver líquidos mas colabora com o bom trânsito intestinal, não causando, por isso, prisão de ventre.
Geleia de mocotó é boa para quê?
A geleia de mocotó pode ser um excelente complemento nutricional, atuando para o bom funcionamento do organismo de um modo geral, além de contribuir para o fortalecimento de unhas e cabelos.