Geleia de Pitanga
- 500 g de pitangas bem maduras
- ¼ de xícara de água
- 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
- 1 fava de baunilha
- Em primeiro lugar lave bem as pitangas e coloque-as para cozinhar com a água.
- Quando começarem a se desmanchar, coe, reserve o líquido e passe as pitangas por uma peneira para retirar as sementes.
- Volte a polpa e o suco para a panela, adicione o açúcar e a baunilha e deixe cozinhar até que a mistura adquira a consistência de geleia.
- Depois de pronta, retire a fava de baunilha antes de servir ou guardar.
A pitangueira é uma árvore nativa do Brasil, mais especificamente da região da Mata Atlântica. Seu fruto, a pitanga, tem sabor agridoce e é consumida principalmente in natura ou na forma de suco. Mas também dá doces maravilhosos e trazemos um deles hoje: a geleia de pitanga, temos certeza que você vai se apaixonar.
Você pode substituir a fava de baunilha por ½ colher de sopa de essência de baunilha, mas nesse caso só coloque este ingrediente nos momentos finais de cozimento para que o aroma não se perca.
Combinações
Geleia de pitanga com pimenta
Você gosta de sabores picantes também nos alimentos doces? Pode adicionar 1 pimenta malagueta ou 2 pimentas dedo de moça à receita. Retire as sementes das pimentas para que a geleia não fique muito ardida.
Geleia de pitanga diet
Para uma geleia de pitanga diet comece preparando 500 g de pitanga madura conforme indicado no início deste artigo. Em seguida coloque em uma panela com 1 xícara de chá de adoçante culinário e 1 maçã ralada. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que a geleia engrosse.
Dúvidas
Por que a geleia de pitanga fica amarga?
A geleia de pitanga fica amarga se suas sementes forem quebradas, mas seguindo nossa receita isso não vai acontecer.
Geleia de pitanga é saudável?
A pitanga possui grande quantidade de fibras e, sendo assim, ajuda na saúde intestinal. Além disso, as vitaminas A e C contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.
Geleia de pitanga pode ser congelada?
Como a maioria das geleias, a geleia de pitanga também pode ser congelada, permanecendo boa para consumo por até 6 meses.