Geleia de Pitanga



receita de geleia de pitanga
6 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • 500 g de pitangas bem maduras
  • ¼ de xícara de água
  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • 1 fava de baunilha

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em primeiro lugar lave bem as pitangas e coloque-as para cozinhar com a água.
  • Quando começarem a se desmanchar, coe, reserve o líquido e passe as pitangas por uma peneira para retirar as sementes.
  • Volte a polpa e o suco para a panela, adicione o açúcar e a baunilha e deixe cozinhar até que a mistura adquira a consistência de geleia.
  • Depois de pronta, retire a fava de baunilha antes de servir ou guardar.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

A pitangueira é uma árvore nativa do Brasil, mais especificamente da região da Mata Atlântica. Seu fruto, a pitanga, tem sabor agridoce e é consumida principalmente in natura ou na forma de suco. Mas também dá doces maravilhosos e trazemos um deles hoje: a geleia de pitanga, temos certeza que você vai se apaixonar.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Você pode substituir a fava de baunilha por ½ colher de sopa de essência de baunilha, mas nesse caso só coloque este ingrediente nos momentos finais de cozimento para que o aroma não se perca.

Combinações

Geleia de pitanga com pimenta

Você gosta de sabores picantes também nos alimentos doces? Pode adicionar 1 pimenta malagueta ou 2 pimentas dedo de moça à receita. Retire as sementes das pimentas para que a geleia não fique muito ardida.

Geleia de pitanga diet

Para uma geleia de pitanga diet comece preparando 500 g de pitanga madura conforme indicado no início deste artigo. Em seguida coloque em uma panela com 1 xícara de chá de adoçante culinário e 1 maçã ralada. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que a geleia engrosse.

Dúvidas

Por que a geleia de pitanga fica amarga?

A geleia de pitanga fica amarga se suas sementes forem quebradas, mas seguindo nossa receita isso não vai acontecer.

Geleia de pitanga é saudável?

A pitanga possui grande quantidade de fibras e, sendo assim, ajuda na saúde intestinal. Além disso, as vitaminas A e C contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

Geleia de pitanga pode ser congelada?

Como a maioria das geleias, a geleia de pitanga também pode ser congelada, permanecendo boa para consumo por até 6 meses.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes