Manjar Branco


Manjar Branco



como fazer manjar branco
6 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 1,5 xícaras de chá de açúcar
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 200 ml de leite de coco
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 100 g de damasco seco
  • 1,5 xícara de chá de água

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Comece preparando a calda de damasco. Leve ao fogo a água e 1 xícara de chá de açúcar.
  • Sem mexer, cozinhe até que comece a engrossar. Em seguida junte os damascos e deixe cozinhar mais 5 minutos. Reserve a calda.
  • Em outra panela coloque o leite, o açúcar restante (½ xícara), o leite de coco e o amido de milho. Mexa bem para dissolver o amido e leve ao fogo baixo.
  • Sempre mexendo, cozinhe o manjar até virar um creme. Por fim acrescente o creme de leite e despeje em 6 copos ou taças. Sirva o manjar branco gelado, com a calda de damascos.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de manjar branco

O manjar branco é daquelas sobremesas clássicas que lembram almoço de domingo na casa da mãe. Dá pra fazer em pouco tempo, e, de preferência, na véspera para ficar bem geladinho. Inove com caldas diferentes ou faça o clássico com calda de ameixa. De qualquer forma fica uma delícia. Confira tudo agora.

Confira: Manjar de ameixa


Publicidade

Dicas Adicionais:

Se preferir preparar o manjar em uma forma única para desenformar, deixe a consistência mais firme, acrescentando mais 1 colher de sopa de amido de milho. Unte a forma com óleo.

Combinações

Manjar branco simples

Caramelize uma forma de alumínio com 1 xícara de chá de açúcar e reserve. Cozinhe em fogo baixo 2 xícaras de chá de leite, 1 vidro de leite de coco, 3 colheres de sopa de açúcar e 3 colheres de sopa de maizena. Quando engrossar, despeje na forma caramelizada. Leve para gelar antes de servir.

Manjar branco com gelatina

Hidrate 2 envelopes de gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Em seguida coloque no liquidificador 2 xícaras de chá de leite, 1 lata de creme de leite sem soro, 1 xícara de chá de açúcar, 1 vidro de leite de coco e a gelatina hidratada. Bata bem por 2 ou 3 minutos e despeje numa forma de buraco no meio, untada levemente com óleo. Espere esfriar completamente antes de desenformar. Cubra com a calda de sua preferência e sirva gelado.

Manjar branco com leite condensado

Despeje 500 ml de leite em uma panela e dissolva 3 colheres de sopa de maizena. Junte 1 vidro de leite de coco e 1 caixa de leite condensado e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar bem. Despeje em tacinhas individuais e coloque uma porção de geléia de abacaxi em cada uma. Leve para gelar.

Manjar branco com ameixa

Bata no liquidificador 1 lata de ameixa com a calda (lembre-se de tirar os caroços). Reserve. Misture 1 litro de leite, 1 xícara de chá de maizena, 2 vidros de leite de coco e açúcar a gosto e leve ao fogo baixo em uma panela, mexendo até engrossar. Em taças individuais, coloque camadas alternadas do creme de ameixa e do manjar branco, começando e terminando com a calda de ameixa. Deixe gelar por 2 horas no mínimo antes de servir.

Manjar branco com calda de morango

Leve 1 caixa de morangos picados ao fogo com 250 ml de água e ½ xícara de chá de açúcar e cozinhe até obter uma calda grossa. Prepare o manjar branco, cozinhando 500 ml de leite, ½ pacote de coco ralado, ½ xícara de chá de açúcar, ½ xícara de chá de maizena e 1 vidro de leite de coco. Quando formar um mingau grosso, retire do fogo e despeje em uma forma previamente untada com óleo. Sobre o manjar disponha a calda de morangos e leve tudo à geladeira.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes