Manjar de Abacaxi



como fazer manjar de abacaxi
10 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 1,5 xícaras de abacaxi picado
  • 1/4 de xícara de chá de água
  • 3 xícaras de chá de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1,5 xícara de chá de leite
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 3 colheres de sopa de hortelã picada
  • Folhas de hortelã para decorar

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Com 1 xícara de chá de açúcar caramelize uma forma de alumínio e reserve.
  • Coloque o abacaxi, a água, o açúcar, o leite, o leite condensado, os ovos, o amido de milho e a hortelã picada no liquidificador.
  • Bata até triturar completamente o abacaxi. Em seguida despeje em uma panela e leve ao fogo baixo.
  • Sem parar de mexer, cozinhe até o manjar encorpar. Despeje na forma caramelizada e depois leve para gelar por aproximadamente 2 horas.
  • Desenforme e decore com abacaxi picado e folhas de hortelã.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de manjar de abacaxi

Pra fazer manjar não tem segredo: misture leite e açúcar e engrosse com amido de milho ou gelatina. Pronto. Claro que é sempre possível incrementar a receita, dando muito mais sabor e cremosidade, acrescentando frutas e outros ingredientes. Como este manjar de abacaxi com hortelã, cremoso e refrescante.

Confira: Manjar de morango


Publicidade

Dicas Adicionais:

Se você preferir um manjar com textura mais lisa, bata o abacaxi com a água e coe antes de juntar os outros ingredientes.

Combinações

Manjar de abacaxi simples

Bata 4 fatias de abacaxi no liquidificador com 1/2 litro de água, 1 xícara de chá de açúcar, 4 colheres de sopa de maizena e 1 caixa de creme de leite. Despeje em uma panela e cozinhe até engrossar. Despeje em tacinhas e leve à geladeira. Decore com abacaxi picado e sirva gelado.

Manjar de abacaxi com leite condensado

Descasque e pique 1 abacaxi. Ferva metade dele com 1 xícara de chá de açúcar e 100 ml de água por 10 minutos. Despeje em uma forma de alumínio e reserve. Dissolva 2 pacotes de gelatina de abacaxi em 200 ml de água fervente. Bata no liquidificador a outra metade do abacaxi, 200 ml de leite de coco, 1 lata de leite condensado e 200 g de creme de leite. Por último adicione a gelatina e bata mais alguns segundos. Verta o creme na forma com o doce de abacaxi e leve para a geladeira.

Manjar de abacaxi com casca

Lave bem um abacaxi, descasque e coloque as cascas no liquidificador com ½ litro de água. Adicione 1 xícara de chá de açúcar e 4 colheres de sopa de maizena. Bata bem até triturar totalmente a casca. Se desejar coe, mas não é necessário. Coloque em uma panela e cozinhe até engrossar. Separe tacinhas e coloque um pouco de abacaxi picado em cada uma. Em seguida despeje o conteúdo da panela, polvilhe com canela em pó a gosto e sirva bem gelado.

Manjar de abacaxi com leite em pó

Dissolva 2 colheres de sopa de gelatina sem sabor em 100 ml de água e reserve. Em uma panela despeje 1 lata de leite condensado, 2 caixas de creme de leite, 4 colheres de sopa de leite ninho e ½ litro de leite e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Adicione a gelatina e essência de baunilha a gosto. Apague o fogo e despeje o creme numa forma de pudim untada com um pouco de óleo. Leve à geladeira por 2 ou 3 horas, desenforme, polvilhe com leite em pó e sirva.

Manjar de abacaxi em calda

Dilua ½ xícara de chá de maizena em 1 xícaras de chá de leite. Junte 1 vidrinho de leite de coco, 1 xícara de chá de suco de abacaxi concentrado e 1 caixinha de leite condensado. Cozinhe tudo em fogo brando até ficar com a consistência desejada. Despeje em taças ou potinhos. Sirva gelado.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes