Manjar de Ameixa



como fazer manjar de ameixa
15 Porções
Tempo: 10 min
Ingredientes:
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 vezes a mesma medida de leite
  • Meia xícara de chá de amido de milho
  • 1,5 xícara de chá de açúcar
  • 150 g de ameixa seca sem caroço
  • 2,5 xícaras de chá de água

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Pique as ameixas e coloque em uma panela com a água e o açúcar. Deixe ferver por 15 minutos e então apague o fogo.
  • Separe 1 copo de leite frio e dissolva o amido de milho. Coloque o restante do leite em outra panela, junte o leite condensado e o leite de coco.
  • Leve ao fogo e, quando começar a ferver, junte a maizena dissolvida. Mexa até engrossar e então despeje em uma forma levemente untada com óleo.
  • Deixe esfriar, desenforme e regue com a calda de ameixas. Sirva gelado.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de manjar de ameixa

Uma sobremesa capaz de dar água na boca apenas de pensar nela. Presente com muita frequência nas ceias de Natal e Ano Novo. Tem ameixa entre os ingredientes. Já descobriu o que é? Manjar de ameixa, é claro. Fácil e rápido de fazer, não precisa esperar as festas de fim de ano, faça hoje mesmo.


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Se preferir mais praticidade ainda, use ameixas em lata. Neste caso não precisa ferver com a água e o açúcar, use a própria calda da compota.

  • A quantidade de amido de milho determina a consistência do manjar. Se quiser mais cremoso, coloque um pouquinho a menos. E para um manjar mais firme, um pouquinho a mais.

Combinações

Manjar de ameixa simples

Dissolva 6 colheres de sopa de maizena em 1 xícara de chá de leite frio. Em uma panela, coloque mais 3 xícaras de chá de leite e leve para ferver com 1 xícara de chá de açúcar. Em seguida junte a maizena dissolvida e mexa até engrossar. Despeje a calda de uma lata de ameixas em uma forma. Por cima despeje o manjar e leve para gelar por 2 horas. Desenforme e decore com as ameixas.

Manjar de ameixa diet

Prepare uma calda levando ao fogo 6 ameixas secas sem caroço, 2 xícaras de chá de água e 1 colher de sopa de adoçante forno e fogão. Ferva por aproximadamente 5 minutos. Enquanto isso, em outra panela, coloque 4 xícaras de chá de leite desnatado, 2 colheres de sopa de adoçante, 1 vidro de leite de coco e 4 colheres de sopa de maizena. Cozinhe em fogo médio até engrossar, mexendo sempre. Unte uma forma com óleo e despeje o manjar. Quando firmar, desenforme e despeje a calda.

Manjar de ameixa vegano

Leve ao fogo 400 ml de leite de coco, 200 ml de água, ⅓ de xícara de chá de açúcar demerara e 2 colheres de sopa de amido de milho. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até ficar na consistência desejada. Leve à geladeira. Pegue 1 lata de ameixa em calda e retire os caroços. Bata as ameixas no liquidificador juntamente com a calda e despeje sobre o manjar na hora de servir.

Manjar de ameixa cremoso

Tire o caroço de 6 ameixas em calda e coloque cada uma em uma taça, juntamente com um pouco de calda. Em uma panela, cozinhe 2 xícaras de chá de leite, 1 vidro de leite de coco, 4 colheres de sopa de açúcar, 4 colheres de sopa de amido de milho. Mexa com uma colher de pau até ficar consistente. Apague o fogo e adicione 1 caixa de creme de leite. Mexa bem e despeje nas taças reservadas. Coloque mais um pouquinho de calda por cima e leve à geladeira por 2 horas.

Manjar de ameixa com leite condensado

Cozinhe, em fogo baixo, 2 xícaras de chá de leite, 1 caixinha de leite condensado, 1 vidro de leite de coco, 4 colheres de sopa de amido de milho até encorpar. Retire o caroço de algumas ameixas em calda e coloque no fundo de uma forma de buraco no meio. Despeje um pouco da calda e em seguida despeje o manjar. Leve para a geladeira por 2 a 3 horas antes de desenformar e servir.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes