Manjar de Côco



como fazer manjar de côco
6 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 5 xícaras de chá de leite
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 200 ml de leite de coco
  • 4 colheres de sopa de maizena
  • 100 g de coco fresco ralado
  • 1/2 xícara de chá de água (calda)
  • 1 xícaras de chá de açúcar (calda)
  • 1 xícaras de chá de vinho tinto (calda)
  • Cravo e canela em pau (calda)

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Para o manjar, dissolva a maizena no leite ainda frio. Junte o açúcar, o coco ralado e o leite de coco.
  • Em seguida cozinhe em fogo baixo até formar um creme. Despeje numa forma untada com um pouquinho de óleo e coloque na geladeira.
  • Para a calda, misture todos os ingredientes e deixe ferver por 4 ou 5 minutos para evaporar o álcool. Retire os cravos e a canela e sirva fria sobre o manjar.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sobre a receita de manjar de côco

O manjar de coco é uma sobremesa muito fácil de fazer. São bem poucos ingredientes e por isso também é muito econômica. A textura você escolhe: mais firme, mais cremosa, com ou sem pedacinhos de coco. Se ficar na dúvida, faça todas as receitas!

Confira: Manjar de chocolate


Publicidade

Dicas Adicionais:

Se você é um cozinheiro ou cozinheira raiz vai querer comprar o coco e ralar em casa. Para isso, o jeito mais fácil de abri-lo é furar um dos “olhos” e retirar a água. Em seguida coloque o coco diretamente na chama do fogão, virando com cuidado, até que ele rache. Apague o fogo e bata com alguma coisa pesada para terminar de abrir. Você verá que a carne do coco se solta com facilidade.

Combinações

Manjar de côco com ameixa

Numa panela grande coloque 1 lata de leite condensado, 3 xícaras de chá de leite, 1 garrafinha de leite de coco, 50 g de coco ralado, 4 colheres de sopa de amido de milho. Deixe cozinhar em fogo baixo, sempre mexendo, até ficar na consistência desejada. Coloque em uma forma grande ou em tacinhas individuais. Bata no liquidificador 8 ameixas em calda sem caroço com um pouco da calda. Na hora de servir, desenforme o manjar e despeje o creme de ameixa sobre ele.

Manjar de côco com gelatina

Hidrate 1 envelope de gelatina sem sabor e 2 colheres de sopa de água quente por 5 minutos. Bata no liquidificador 1 lata de leite condensado com 500 ml de leite de coco e 1 lata de creme de leite. Adicione a gelatina, bata por mais alguns segundos e despeje em uma forma de alumínio pincelada com óleo. Deixe gelar por 4 horas, até firmar. Em uma panela derreta 200 g de goiabada picada com ½ xícara de chá de água. Sirva sobre o manjar de coco.

Manjar de côco calda de caramelo

Caramelize uma forma de alumínio com 1 xícara de chá de açúcar. Reserve. Numa panela dissolva 3 colheres de sopa de maizena em 500 ml de leite. Adicione 3 colheres de sopa de açúcar, 1 pacote pequeno de coco ralado e 1 vidro pequeno de leite de coco. Leve a panela ao fogo baixo e mexa até o creme engrossar. Despeje na forma caramelizada. Quando esfriar, coloque na geladeira até a hora de servir.

Manjar de côco com calda de morango

Lave 200 g de morangos, tire os cabinhos e pique. Coloque numa panela com 1 xícara de chá de água e ½ xícara de chá de açúcar. Cozinhe por 10 a 15 minutos, até formar uma calda grossa. Despeje a calda em uma forma de vidro ou alumínio e reserve. Em outra panela , despeje 1 litro de leite, 120 g de maizena, 100 g de açúcar refinado, 1 pacote de coco ralado, 1 garrafinha de leite de coco. Mexa e cozinhe até o creme engrossar. Despeje sobre a calda de morangos e leve para a geladeira por pelo menos 2 horas.

Manjar de côco simples

Misture 1 litro de leite, ½ xícara de chá de maizena, 200 ml de leite de coco e 1 pacote de coco ralado. Cozinhe tudo em fogo baixo, até ficar cremoso. Despeje em tacinhas e deixe gelar antes de servir.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes