Pavê de Pêssego
- 500 g de pêssego
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de água
- 1 lata de leite condensado
- 2 xícaras de chá de leite
- 1 caixa de creme de leite
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 pacote de biscoito champanhe
- coco fresco ralado (opcional)
- Comece fazendo um doce com os pêssegos. Você pode tirar a pele deles ou não, de acordo com o seu gosto. Se quiser tirar a pele veja as dicas extras abaixo.
- Tire o caroço dos pêssegos (tem dica também pra fazer isso fácil, fácil) e leve as metades ao fogo em uma panela com a água e o açúcar.
- Deixe cozinhar em fogo baixo até que os pêssegos fiquem macios. Escorra os pêssegos e reserve a calda.
- Em outra panela misture o leite, as gemas, o amido de milho e o leite condensado e cozinhe até obter um creme grosso.
- Retire do fogo e misture o creme de leite. Umedeça os biscoitos champanhe na calda do pêssego e faça camadas em um pirex de biscoito, pêssego e creme.
- Para finalizar, polvilhe com o coco ralado e deixe gelar por 2 horas.
Sobre a receita de Pavê de Pêssego
O pavê de pêssego é um clássico que combina maravilhosamente com os almoços em família, do dia das mães ao Natal. Mas não precisa esperar uma ocasião especial para fazer essa receita, qualquer dia é um bom dia para comer bem.
Confira: Pavê de Prestígio
- Escolha pêssegos bem maduros mas ainda firmes para fazer o seu pavê de pêssego.
- Para tirar a pele dos pêssegos, mergulhe-os por 45 segundos em água fervente. Escorra e puxe a pele com a ajuda de uma faquinha.
- O jeito mais fácil de tirar o caroço do pêssego é cortá-lo ao meio e girar as duas metades em sentido inverso até que uma delas se solte. Depois é só retirar o caroço preso na outra metade com uma colher.
Combinações
Pavê de pêssego simples
Prepare um creme com 1 lata de leite condensado, 2 caixinhas de creme de leite, 1 ½ colher de sopa de amido de milho, 1 colher de chá de essência de baunilha.
Monte o pavê com camadas de creme, do doce de pêssego que ensinamos a fazer na receita principal deste artigo e biscoitos maizena embebidos em leite ou calda de pêssego. Decore com pêssegos e sirva gelado.
Pavê de pêssego no liquidificador
Bata no liquidificador 1 xícara de chá de doce de pêssego escorrido (veja a primeira receita deste artigo) com ½ lata de leite condensado, 2 caixinhas de creme de leite, 2 gemas e 2 colheres de sopa de amido de milho.
Coloque numa panela e cozinhe até engrossar, mexendo sempre. Despeje um pouco desse creme num refratário e sobre ele espalhe uma camada de bolo do tipo pullman de coco.
Regue o bolo com calda de pêssego, coloque outra camada de creme e proceda assim, fazendo quantas camadas desejar. Finalize com creme e decore com coco ralado a gosto.
Pavê de pêssego em calda
Escorra 1 lata de pêssegos em calda. Pique os pêssegos e reserve a calda. Leve ao fogo 1 lata de leite condensado, 2 medidas de leite, 2 gemas e 3 colheres de sopa de maizena. Quando formar um creme espalhe um pouco dele no fundo de uma forma. Umedeça 200 g de biscoito maizena na calda do pêssego e faça camadas com os biscoitos, o pêssego picado e o creme. Deixe gelar antes de servir.
Dúvidas
Pavê de pêssego é saudável?
O pêssego pode ajudar a combater várias doenças, como prisão de ventre e doenças oculares. Além disso, melhora a imunidade e contribui para a juventude da pele.
Pavê de pêssego pode ficar fora da geladeira?
Leite e pêssego picado são ingredientes delicados que não devem ficar fora da geladeira.
Pavê de pêssego pode ser congelado?
O pavê de pêssego se mantém em boas condições por até 60 dias no freezer ou congelador.
Quanto tempo dura um pavê de pêssego na geladeira?
Por até 5 dias na geladeira, em embalagem bem fechada, o pavê de pêssego se mantém bom para consumo.