Pé de Moleque
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de amendoim torrado e sem pele
- 1/2 xícara de chá de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de mel
- Comece misturando o açúcar e a manteiga em uma panela e em seguida leve ao fogo médio. Quando a mistura começar a ferver, adicione o amendoim e o mel.
- Cozinhe por cerca de 10 minutos ou até que o doce comece a soltar do fundo da panela e forme uma bola quando pressionada com os dedos.
- Retire a panela do fogo e deixe esfriar por cerca de 5 minutos.
- Em seguida, espalhe em uma superfície lisa e ligeiramente untada com manteiga, dando a forma de um retângulo.
- Deixe esfriar completamente e depois corte em quadradinhos para servir.
Sempre que vou escrever uma receita aqui para o blog eu faço uma pesquisa a respeito da sua origem, sua história. E quando vi a do pé de moleque não pude conter o riso. O nome deste delicioso doce, surgido na época do Brasil colonial, é bem engraçada. Quando meninos surrupiavam o doce das quituteiras elas gritavam “pede, moleque, pede!”. Daí para pé de moleque foi um passinho. Se você não achou engraçado, vai concordar que é no mínimo curioso, não é? E sobre esse doce ser uma delícia, não há quem discorde!
Se quiser dar um toque especial ao seu pé de moleque, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro sobre ele antes de servir.
Experimente também acrescentar outros ingredientes, como coco ralado ou gotas de chocolate à receita para criar combinações e sabores diferentes.
Combinações
Pé de moleque caseiro
Rale 500 g de rapadura, coloque em uma panela e leve ao fogo baixo para derreter. Em seguida adicione 300 g de amendoim sem pele torrado. Não pare de mexer até começar a soltar do fundo da panela. Despeje a mistura em um tabuleiro untado e corte em quadradinhos quando estiver frio.
Pé de moleque cremoso
Em uma panela, leve ao fogo 250 g de amendoim torrado sem pele. Quando estiver bem quente adicione 2 xícaras de chá de açúcar e mexa até caramelizar, em fogo baixo. Adicione 1 xícara de chá de água para dissolver o caramelo. Quando estiver completamente dissolvido, junte 1 lata de leite condensado e continue cozinhando até que comece a aparecer o fundo da panela. Apague o fogo, adicione 1 lata de creme de leite e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Despeje em copinhos e leve para a geladeira até a hora de servir.
Pé de moleque simples
Em fogo baixo, coloque 500 g de amendoim cru sem casca em uma panela, 125 ml de água e 500 g de açúcar. Quando formar um caramelo, adicione 1 pitada de sal e despeje em uma superfície untada com manteiga. Espere esfriar para cortar em quadradinhos.
Pé de moleque com leite condensado
Derreta 1 colher de sopa de manteiga em fogo baixo. Em seguida adicione 2 xícaras de chá de açúcar, 250 g de amendoim sem pele torrado e 1 lata de leite condensado. Sem parar de mexer, cozinhe até ficar no ponto de brigadeiro. Apague o fogo, pegue colheradas do pé de moleque e coloque em um tabuleiro untado com manteiga. Espere esfriar para poder servir.
Pé de moleque é de qual região
O pé de moleque provavelmente nasceu no nordeste do Brasil, mas a cidade de Piranguinho, em Minas Gerais, é considerada a capital do pé de moleque.