Pé de Moleque



como fazer pé de moleque
10 Porções
Tempo: 25 min
Ingredientes:
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de amendoim torrado e sem pele
  • 1/2 xícara de chá de manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa de mel

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Comece misturando o açúcar e a manteiga em uma panela e em seguida leve ao fogo médio. Quando a mistura começar a ferver, adicione o amendoim e o mel.
  • Cozinhe por cerca de 10 minutos ou até que o doce comece a soltar do fundo da panela e forme uma bola quando pressionada com os dedos.
  • Retire a panela do fogo e deixe esfriar por cerca de 5 minutos.
  • Em seguida, espalhe em uma superfície lisa e ligeiramente untada com manteiga, dando a forma de um retângulo.
  • Deixe esfriar completamente e depois corte em quadradinhos para servir.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sempre que vou escrever uma receita aqui para o blog eu faço uma pesquisa a respeito da sua origem, sua história. E quando vi a do pé de moleque não pude conter o riso. O nome deste delicioso doce, surgido na época do Brasil colonial, é bem engraçada. Quando meninos surrupiavam o doce das quituteiras elas gritavam “pede, moleque, pede!”. Daí para pé de moleque foi um passinho. Se você não achou engraçado, vai concordar que é no mínimo curioso, não é? E sobre esse doce ser uma delícia, não há quem discorde!


Publicidade

Dicas Adicionais:

  • Se quiser dar um toque especial ao seu pé de moleque, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro sobre ele antes de servir.

  • Experimente também acrescentar outros ingredientes, como coco ralado ou gotas de chocolate à receita para criar combinações e sabores diferentes.

Combinações

Pé de moleque caseiro

Rale 500 g de rapadura, coloque em uma panela e leve ao fogo baixo para derreter. Em seguida adicione 300 g de amendoim sem pele torrado. Não pare de mexer até começar a soltar do fundo da panela. Despeje a mistura em um tabuleiro untado e corte em quadradinhos quando estiver frio.

Pé de moleque cremoso

Em uma panela, leve ao fogo 250 g de amendoim torrado sem pele. Quando estiver bem quente adicione 2 xícaras de chá de açúcar e mexa até caramelizar, em fogo baixo. Adicione 1 xícara de chá de água para dissolver o caramelo. Quando estiver completamente dissolvido, junte 1 lata de leite condensado e continue cozinhando até que comece a aparecer o fundo da panela. Apague o fogo, adicione 1 lata de creme de leite e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Despeje em copinhos e leve para a geladeira até a hora de servir.

Pé de moleque simples

Em fogo baixo, coloque 500 g de amendoim cru sem casca em uma panela, 125 ml de água e 500 g de açúcar. Quando formar um caramelo, adicione 1 pitada de sal e despeje em uma superfície untada com manteiga. Espere esfriar para cortar em quadradinhos.

Pé de moleque com leite condensado

Derreta 1 colher de sopa de manteiga em fogo baixo. Em seguida adicione 2 xícaras de chá de açúcar, 250 g de amendoim sem pele torrado e 1 lata de leite condensado. Sem parar de mexer, cozinhe até ficar no ponto de brigadeiro. Apague o fogo, pegue colheradas do pé de moleque e coloque em um tabuleiro untado com manteiga. Espere esfriar para poder servir.

Pé de moleque é de qual região

O pé de moleque provavelmente nasceu no nordeste do Brasil, mas a cidade de Piranguinho, em Minas Gerais, é considerada a capital do pé de moleque.




Publicidade
Compartilhe:
Maria de Jesus

Outras Doces e Sobremesas




Publicidade

Mais Recentes